Hospital de Ovar e Prologica em destaque no especial saúde da revista Exame


2020-10-12

Em entrevista à revista Exame, os representantes do Hospital de Ovar e da Prologica, no âmbito do trabalho que tem sido desenvolvido na implementação e adoção da plataforma de Business Intelligence, MELIORA, para suporte à gestão hospitalar, partilharam o seu testemunho relativo aos temas:

  • HFZ-Ovar, um hospital de SNS centrado na sua transformação digital

“A utilização desta ferramenta permite-me, desde logo uma coisa muito simples: não precisar de ligar aos serviços para saber quantas cirurgias foram realizadas o mês passado em comparação com o mês homólogo de um ano anterior, ou quanto foi gasto mensalmente em transportes não urgentes desde o início do ano. Esta liberdade no acesso à informação é muito importante para quem decide e essa é, de facto, uma vantagem enorme.

Obviamente que a utilização da informação, de forma amigável, que geramos diariamente permitirá, no futuro, aos  responsáveis pelos vários serviços perceber melhor as dinâmicas e os constrangimentos de forma mais segmentada, no sentido da adoção de medidas que potenciem os recursos e melhorem a atividade e o desempenho coletivo.” - Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, Dr. Luís Ferreira.

Entrevista completa AQUI.

 

  • Prologica: o BI é o primeiro passo para uma cultura value-driven

“A partir da plataforma MELIORA qualquer hospital pode suprir as suas necessidades de Business Intelligence, sejam necessidades holísticas ou departamentais para áreas como: Contrato-Programa, Infeções, Atividade Assistencial, Urgências, SICA, Imagiologia. Através da arquitetura nativa e flexível que desenvolvemos, várias são as possibilidades de customização para monitorização dos dados hospitalares.

Por exemplo, analisar o percurso do utente, os seus resultados, intercorrências e custos inerentes ao seu ciclo de cuidados num único dashboard, de forma rápida e intuitiva, é um desafio que estamos já a endereçar através da plataforma MELIORA, o que permite uma análise e gestão de forma muito holística, focada e diferenciadora do que a abordagem tradicional, tendo por base os princípios da saúde baseada em valor (Value-Based Healthcare).” - Administrador Executivo da Prologica, Eng. Diogo Reis

Entrevista completa AQUI.

 

 

RELACIONADOS:

- Caso prático: Gestão da contratualização externa, contratualização interna e proveitos hospitalares (Link)

- MELIORA Contrato-Programa (Link)

- Artigo: Quão distante está a Inteligência Artificial da Saúde, em Portugal? (Link)

 

Voltar