Sociedade de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica (SEDP) selecionou a plataforma Meliora

A Sociedade de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica (SEDP) é uma das Sociedades Científicas da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), que tem por objetivo trazer à discussão os temas atuais da endocrinologia pediátrica em prol do conhecimento e da inovação e contribuir para a formação contínua dos pediatras.

Uma das problemáticas da atualidade da pediatria é a Puberdade Precoce Central (PPC). A puberdade, per si, corresponde a um período de transição física e psicológica para a vida adulta em que se observa a maturação sexual, o pico de crescimento e aquisição da capacidade reprodutora. Dura cerca de 2 a 5 anos e acontece tipicamente por volta dos 12 anos na rapariga e dos 13 anos no rapaz. Sempre que surgem sinais pubertários antes dos 8 anos na rapariga e antes dos 9 anos no rapaz, fala-se em puberdade precoce. A prevalência na população geral é de cerca de 2%, variando significativamente com o sexo, a etnia e a presença de obesidade na população em causa. Consoante o mecanismo patológico subjacente, pode ser classificada como puberdade precoce central ou periférica.

Com o objetivo de melhor estudar os dados nacionais da PPC e poder comparar com os dados internacionais, a SEDP identificou a plataforma analítica Meliora para permitir:

– Homogeneizar a recolha de dados da PPC em Portugal;

– Visualizar e monitorizar os principais indicadores da PPC nos Centros de Referenciação e a nível Nacional;

– Realizar a análise estatística do estudo da PPC;

– Viabilizar a elaboração de trabalhos prospetivos e longitudinais de cariz nacional.

Segundo a Presidente da SEDP, Dra. Catarina Limbert, “A plataforma MELIORA permitiu-nos recolher e analisar adequadamente os dados nacionais da Puberdade Precoce Central. A criação de plataformas de dados de fácil preenchimento, acessíveis aos centros clínicos especializados e a colaboração com técnicos na área da informática e estatística em saúde, são na minha opinião ferramentas essenciais para o desenvolvimento da investigação clínica em Portugal.”

No dia 8 de Junho de 2018, foram apresentados os resultados deste estudo a todos os participantes do Reunião Anual da SEDP (Link).

.

Descarregue aqui o case study

.

SOBRE a SEDP

A Sociedade de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica (SEDP) é uma afiliada da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) – uma organização que aglutina e representa toda a Pediatria em Portugal. Surgiu na década de 80, como uma secção da SPP, mas em 2013, transformou-se na SEDP.

A SEDP é composta por oito Unidades de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica distribuidas por Portugal, com 3-4 elementos cada. O número de sócios tem vindo a aumentar nos últimos anos, resultado do aumento de colegas dedciados à Endocrinologia Pediátrica, quer em hospitais públicos, quer em hospitais privados.

A SEDP tem como principais objetivos estimular o trabalho conjunto das Unidades, trazer à discussão temas actuais em prol do conhecimento e da inovação e contribuir para a formação de pediatras em temas fundamentais da endocrinologia pediátrica.

Anualmente, a SEDP organiza uma reunião para apresentar e discutir os:

– Resultados dos grupos de trabalho (elementos das várias Unidades) nas diversas áreas da endocrinologia e diabetologia pediátrica;

– Casos clínicos;

– Temas da actualidade.

Adicionalmente, no Congresso Anual da SPP, existe um espaço da responsabilidade da SEDP, onde são discutidos temas de atualidade, com especial ênfase para toda a Pediatria.toda a Pediatria.