O IPO Porto selecionou a PROLOGICA Healthcare para desenvolver o PASSAPORTE DE RADIOLOGIA, no âmbito do projeto Odisseia.

Passaporte-Radiologia-IPO-Porto-Prologica-Healthcare-website

Passaporte-Radiologia-IPO-Porto-Prologica-Healthcare-website
Passaporte-Radiologia-IPO-Porto-Prologica-Healthcare-website

O Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), no âmbito do Concurso Público n.º 3284/17, selecionou a PROLOGICA Healthcare para desenvolver um sistema de informação para a recolha e análise de dados da radiologia – PASSAPORTE DE RADIOLOGIA.

Sobre a solução: PASSAPORTE DE RADIOLOGIA

O Passaporte de Radiologia recolherá e analisará dados referentes a exames radiológicos / imagiológicos realizados aos utentes do IPO-Porto, mantendo-se sincronizado com o PACS (Picture Archiving and Communication System) central. A informação será obtida a partir dos diferentes equipamentos de imagiologia e radiologia, incluindo informação dosimétrica relevante, mesmo para equipamentos que não enviam dados para o PACS.

A solução usa uma aplicação web, que inclui componentes que permitirão visualizar e analisar a informação integrada no sistema, emitir alertas e notificações, realizar analítica avançada e automatizar regras e processos do sistema.

O Passaporte de Radiologia é baseado numa arquitetura modular, utilizando tecnologias Open Source e com componentes de gestão de serviços que aceleram a transição dos dados para a decisão. O sistema está desenhado para adquirir, integrar, armazenar, gerir, analisar e disseminar informações e insights num ambiente unificado.

 

Sobre o projeto: ODISSEIA – ONCOLOGY DISEASE INFORMATION SYSTEM

O projeto ODISSEIA – Oncology Disease Information System tem por base o suporte à colaboração e partilha de conhecimento entre todos os atores envolvidos na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e investigação em cancro no Norte do País – âmbito RORENO, bem como a recolha, processamento e disponibilização de informação para os múltiplos “clientes” de toda a rede.

A responsabilidade institucional de ser um centro de acumulação, transformação e difusão do conhecimento avançado em cancro, bem como a garantia de tratamento adequado e liberdade de escolha informada são os valores subjacentes à realização do projeto ODISSEIA.

O projeto tem um prazo estimado de dois anos e um financiamento de 2 milhões de euros. O projeto ODISSEIA visa a criação de uma info-estrutura que estabelecerá as ferramentas básicas para uma governação da oncologia ao nível regional, em benefício dos doentes, da otimização de resposta do SNS e da sustentabilidade.

 

Fonte: http://www.ipoporto.pt/eu-profissional/investigacao/projetos-de-investigacao/